Depois de um longo ano dedicado ao trabalho, chegou a hora de aproveitar as férias de verão em família. Nem todos os viajantes têm o costume de planejar as viagens com antecedência. No entanto, essa é uma prática que pode ser determinante para o sucesso do passeio, principalmente quando ele ocorre em uma época tão disputada.

Apesar de algumas pessoas saberem que organizar tudo com antecedência traz mais garantias, muitas não têm nem ideia de por onde começar. Se este é o seu caso, não se preocupe! Continue lendo o post e veja as dicas que preparamos para você planejar as suas férias de verão. Acompanhe!

 

1. Decida o destino em família

O primeiro passo é decidir o destino da viagem. Esta tarefa deve ser realizada em conjunto com os familiares e de maneira democrática, para que todos possam opinar.

É importante levar em consideração os diferentes interesses, de acordo com a idade de cada componente da família, para que a viagem seja agradável para todos.

Outro detalhe importante e que parece óbvio, mas não custa lembrar, é que o verão nos países do hemisfério norte ocorre nas estações contrárias às nossas. Então, se o objetivo é viajar para um lugar quente, é necessário inverter os meses.

 

2. Escolha o tipo de hospedagem

O tipo de hospedagem costuma gerar muitas dúvidas entre os viajantes. Diante de tantas opções, fica difícil escolher qual a melhor. Como a viagem é em família, o ideal seria reservar algum lugar em que todos possam ficar juntos. Por isso, prefira alugar uma casa ou escolher um local em que o convívio seja possível.

Existem hotéis que possuem quartos para famílias. Por isso, caso opte por esse tipo de acomodação, é importante verificar se eles oferecem essa opção. Outra ideia legal é buscar sites que permitem que você alugue casas ou apartamentos diretamente com o proprietário.

Dica importante: antes de fazer a reserva, confira as dicas de quem já se hospedou no local. Caso não existam muitas avaliações, faça uma busca mais aprofundada a respeito do proprietário para certificar-se de que é um local seguro.

 

3. Faça reservas com antecedência

Seja qual for o seu destino, o verão é sempre alta temporada. Por isso, se você quer garantir um bom preço, é preciso reservar com antecedência.

Para voos nacionais, considere comprar a passagem entre 40 a 90 dias antes do embarque. Já se o destino for internacional, o prazo muda para 60 a 120 dias. Além da passagem, as reservas de hospedagem, carro e atrações também devem ser feitas antecipadamente.

Caso a viagem seja realizada de carro, não se esqueça de fazer uma revisão completa em tempo hábil para que qualquer reparo necessário possa ser feito antes da data de partida.

 

4. Planeje-se financeiramente

A tarefa até pode ser um pouco entediante, já que é preciso pesquisar bastante, o que possivelmente levará um longo tempo. Apesar disso, fazer um bom planejamento financeiro antes do embarque pode reduzir os custos da viagem e, em alguns casos, permitir realizar passeios que a princípio você nem imaginava que seriam possíveis.

Faça uma lista com todos os possíveis gastos, assim você conseguirá equilibrá-los e distribuir o dinheiro conforme o número de dias. Dessa maneira, você não corre o risco de gastar tudo no início da viagem e terminar o passeio tendo que economizar.

 

5. Leve na bagagem somente o necessário

Antes de arrumar a mala, faça uma lista das roupas e acessórios que pretende levar e tente combiná-los entre si. Essa tática faz com que o número de peças diminua. Verificar a previsão do tempo também é uma excelente forma de não exagerar.

Carregar coisas demais pode atrapalhar a viagem, além de ser muito cansativo. A dica é sempre levar aquilo que você pode carregar sozinho. Uma mala e uma bagagem de mão, na maior parte das viagens, é mais do que suficiente.

Mesmo que a viagem seja longa, leve o suficiente para no máximo sete dias, já que durante o passeio você pode, além de combinar os acessórios, lavar as roupas. Não se esqueça de levar também os remédios básicos indicados pelo seu médico, protetor solar e um kit de primeiros socorros.

 

6. Defina um roteiro para as suas férias de verão

Como já vimos, viajar em alta temporada requer planejamento. Por isso, defina o seu roteiro antes mesmo de chegar ao local.

Muitas pessoas costumam considerar essa parte do planejamento da viagem a mais divertida. Por isso, chame a família, anote tudo e crie o roteiro perfeito para que todos curtam muito as férias de verão.

 

7. Tenha um plano B

Depois de fazer o roteiro, é hora de pensar em um plano B. Por mais que se planeje todos os detalhes, imprevistos acontecem, e é preciso estar preparado para reagir bem a eles.

Por isso, pense em alternativas que possam substituir as atividades escolhidas. Considere que a temperatura pode não estar adequada para aquele passeio, ou que algum membro da família pode sentir-se indisposto no dia destinado a alguma atividade mais cansativa.

 

8. Confira os documentos

Se a sua viagem for internacional, não se esqueça de solicitar o visto com antecedência e conferir a validade do seu passaporte. Na maioria dos casos, ela deverá ser de no mínimo 6 meses após o seu retorno ao país. Cheque ainda a legislação local a respeito de licença para dirigir e vacinas.

Se o destino for nacional, a documentação é mais simples. Ainda assim, precisa ser checada, principalmente para aqueles que viajam com crianças. Caso um dos pais não esteja junto, é preciso fazer uma autorização autenticada em cartório.

 

9. Baixe aplicativos úteis

A tecnologia é uma parceira do viajante! Seja para distrair as crianças durante o trajeto, para guardar os vouchers de reservas ou para encontrar um restaurante pelo caminho, existem milhares de aplicativos disponíveis para ajudar o viajante.

Viagem em família é tudo de bom! Melhor ainda se tudo sai do jeitinho que foi imaginado. Por isso, tire as dicas do papel e comece agora mesmo a planejar as suas férias de verão em família.

 

Se você curtiu o post, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos tenham férias de verão tão divertidas e inesquecíveis quanto as suas! E lembre-se, na hora de escolher um novo lar consulte a Prisma Construtora! Será um prazer atendê-lo(a)!